ARTE E EDUCAÇÃO


(SMOLE, 1996, p.25),  fundamentada na teoria de Gardner diz que as manifestações da inteligência são múltiplas e compõem um amplo espectro de competências que inclui as dimensões lógico-matemática, linguística, mas também a musical, a espacial, a corporal cinestésica, a interpessoal e a intrapessoal [...] esta teoria está baseada numa visão pluralista da mente, que reconhece muitas facetas diferentes e separadas da cognição, reconhecendo que as pessoas têm forças cognitivas diferenciadas e estilos cognitivos contrastantes. Sobre este estudo analise as afirmativas abaixo:

I - Não devemos classificar as pessoas em mais inteligentes ou menos inteligentes.

II- O aluno que domina a matemática é sempre o mais inteligente da sala.

III - Aluno que gosta de cantar, dançar e/ou desenhar é verdadeiramente o menos inteligente.

IV – É necessário explorar as diversas áreas do conhecimento em sala de aula, principalmente o português e a matemática porque a arte é só para os artistas.

V – Trabalhar com as diversas possibilidades de atividades de expressão abre a possibilidade de descoberta, de liberdade de criação, de valorização da natureza.         

 

Estão corretas as afirmativas:


III, IV e V apenas.


I e V apenas.


I, II, III e IV apenas.


IV e V apenas.


I, III, IV e V apenas.

Conforme ensinamentos de Freire (1996, p.17) “Ensinar significa acompanhar e instrumentalizar com intervenções, devoluções e encaminhamentos esse processo de mudança de apropriação do pensamento, dos desejos e sonhos de vida. Educador ensina, enquanto ensina aprende a pensar (melhor) e a construir seus sonhos de vida”.

 

Considerando a citação acima apresentada e o estudo que você realizou, avalie as afirmações que se seguem:

 

I - Para propor mudanças o educador precisa acreditar que há esperança, precisa viver os sonhos de um futuro melhor junto com seus alunos.

II -  O Professor precisa ser realista, entender que cultivar o belo, contemplar a natureza é algo que não cabe nesse mundo contemporâneo e tecnológico.

III -  Ao propor o trabalho com artes na escola, precisamos compreendê-la como um convite à aventura, à descoberta do inesperado.

 

A respeito das afirmações constantes dos itens de I a III, marque a alternativa CORRETA.

 


Apenas as afirmações constantes dos itens II e III estão corretas.


Apenas a afirmação constante do item I está correta.


As afirmações constantes dos itens I e III estão corretas.


Apenas a afirmação constante do item II está correta.


As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

A releitura de uma obra de arte consiste na criação de uma nova obra realizada a partir de outra que foi feita anteriormente, mas que acrescenta algo pessoal de acordo com a maneira de ver e sentir de cada pessoa conforme sua cultura e vivências.

De acordo com essa afirmativa, é CORRETO dizer que a utilização da releitura de obras de arte em sala de aula pelos (as) professores (as):

I - É uma atividade significativa, pois implica em produzir, de uma forma nova, aquilo que cada um entendeu da obra, sem a preocupação de ser uma reprodução de um modelo.

II - Indica falta de criatividade do autor da releitura.

III - É uma atividade que prejudica o desenvolvimento da arte infantil porque ensina a criança a copiar obras que já existem.

IV- É uma atividade rica e prazerosa, pois não é simplesmente uma cópia, nem plágio.

V - Consiste em uma “imitação criadora”, pois não repete passivamente um modelo.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


III, IV e V apenas.


I, III e V apenas.


III e IV apenas.


I, IV e V apenas.


II, III e V apenas.

A partir dos estudos desta disciplina podemos considerar que é possível realizar experiências de expressão plástica que produzem resultados criativos e originais. Diferentes experiências, realizadas com crianças, podem evitar a presença dos desenhos estereotipados na escola. É importante desenvolver um trabalho nas escolas de forma a banir a presença de estereótipos de toda e qualquer proposta pedagógica.

Com relação ao uso de estereótipos na escola marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Os estereótipos devem ser banidos das escolas porque acreditamos no potencial criador de cada criança e na sua capacidade expressiva.

(   ) Os modelos estereotipados fornecidos pelo professor, por serem fáceis de fazer,  auxiliam a criança a adquirir confiança na sua capacidade de desenhar.

(    )  A presença dos estereótipos leva a criança a desaprender o seu próprio desenho e perder a confiança no seu traço.

(    ) Os estereótipos costumam aparecer nas matrizes que muitos professores usam em: folhas reproduzidas em xerox; malha de quadrinhos; modelos.

(  ) Os desenhos estereotipados são monótonos; impessoais; mecânicos; iguais; esquematizados. Eles camuflam dificuldades de representação.

(   ) A direção de muitas escolas infantis considera que os desenhos das crianças são feios porque não são feitos com capricho, são incorretos, o colorido sai para fora dos limites; compete ao professor ensinar às crianças como desenhar corretamente e usar as cores certas.

(    ) Os estereótipos muito usados transformam-se em estereótipos mentais.

(    ) Para os eventos que a escola promove, conforme calendário escolar, é importante que os professores façam os painéis pois a criança não está preparada para organizá-los com capricho e correção.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V- F- V- V- F- F- V- F. 


V- V- F- V- F- V- V- F.


V- F- F- V- F- V- F- V.


V- F- V- V- V- F- V- F.


V- F- F- V- V- F- V- F.

Páginas: 12345678910
1112